sábado, 13 de dezembro de 2014

FINALMENTE: 18 ANOS!


Quando eu fiz 18 anos – me lembro como se fosse hoje! – achei que a vida ia mudar para muito melhor. Afinal, agora eu era “maior de idade”! Não precisava mais aguentar as reprimendas e reclamações, a “pegação no pé” dos meus pais.


Doce engano. Os diretos adquiridos com a maioridade correspondem também a uma série de responsabilidades. Ou seja, como adulta, você terá que arcar com as consequências se fizer algo de errado.

A primeira coisa que pensei: “vou me livrar do controle dos meus pais”. Temos idade para algumas coisas, mas não temos poder/dinheiro para fazer outras...Não, não se consegue mandar no próprio nariz enquanto se mora na casa dos pais e as contas forem pagas por eles! As regras e princípios são deles. Têm que ser respeitados, mesmo que nós não aprovemos alguns – dependemos deles.

Meu RG! Finalmente, eu tinha 18 e poderia frequentar qualquer balada. Estava livre, feliz, me sentia a própria Rainha da Inglaterra nos seus áureos anos. Que decepção! Ninguém mais pediu meu RG. Eu envelheci tanto assim de ontem para hoje?

Carteira de motorista! Mas eu não tinha carro. Continuava a “pegar” ônibus ou taxi. Pior, não podia beber, porque não lembrava o endereço. Hoje, não mudou muito, porque, mesmo que se tenha carro, se beber, tem que pegar ônibus ou taxi – igualzinho!

Lembra daquilo de chegar em casa, depois do colégio, almoçar, se jogar no sofá, cochilar, ver “filminho”, com uma panela de brigadeiro nas mãos, jogar videogame, ver novela, cochilar novamente, comer pipocas, jogar futebol com os amigos à tarde, festa de pijamas na casa das amigas, etc?  Pois é. Acabou. Estudo, estágio, trabalho, estudo, trabalho, estágio, trabalho, estudo, estágio...você só terá o final de semana! E isso, se não tiver estágio, estudo, trabalho extra pra fazer.

Colar para passar de ano se transformou em “aprender para construir meu futuro”. Não tem mais como “colar” para passar na prova. Agora, o assunto é sério. A competitividade é grande. Ou você estuda para ser o chefe, ou cola para ser o subordinado. A escolha é sua.

Sabe aquilo de que você “ainda é uma criança”? Esqueça. Agora a coisa fica assim: “você já está bem crescida(o) para agir assim!”, quando não cumprir prazos, chegar atrasado, escrever errado, jogar fora as oportunidades ou não resolver os seus problemas sozinha(o).

Liberdade! Seus gostos musicais mudam. Seus gostos amorosos mudam. Suas roupas mudam. Suas vontades mudam. Tudo muda. Menos o mundo ao seu redor, que continua o mesmo de antes dos 18. Foi você quem mudou ou não.

Pois é. Papai e mamãe não tem mais responsabilidade POR VOCÊ, diante das leis!  Daqui pra frente, a coisa é com você. Infringir a lei pode te mandar pro xilindró, xadrez, cadeia, ou seja lá como você chama a prisão. Espero que isso nunca aconteça com você, mas lei é coisa séria e parte da sua vida pode ser atrás das grades, se você não se cuidar.

E isso também é em relação a sexo. A coisa é séria. AIDS, HPV, enfim, as DSTs estão rolando soltas por ai. Seus pais não podem mais “segurar” você perante a lei. Se é que conseguiam antes! Eles não podem mais cuidar de você, POR VOCÊ. Agora é tudo com você!

Sexo seguro é importante. É o sexo sem o risco de ser contaminado ou contaminar o(a) seu(sua) parceiro(a) com doenças sexualmente transmissíveis. E tudo isso passa a ser SUA responsabilidade agora. Se cuide, pois parte da sua vida pode ser atrás das “grades” de doenças, gravidez indesejável, abandono emocional, se você não se cuidar.

Agora, se você quer mesmo ter a dita “liberdade total” de que tanto fala procure um emprego, alugue um quarto, um apartamento, uma casa e se banque sozinha(o). Talvez, assim, você consiga um pouquinho de liberdade (daqui pra frente, cerceada pelo fato de ter que estudar e trabalhar para se sustentar sozinha(o)!).

Mas lembre-se de que bancar-se sozinho significa pagar aluguel, luz, água, médico, remédios, alimentação, chocolates, condução, roupas, sapatos, acessórios, shampoo, condicionador, desodorante, perfume, maquiagem, cinema, celular, crédito, balada, cervejinha e tudo mais que seus pais pagam pra você.

Esqueça aquilo de que você estará imune a situações ruins e que pode fazer tudo. Aquele “tudo posso” com 18 anos. Não é bem assim, não se pode tudo. Já caiu a ficha de que você estará em uma nova fase de mais liberdade e, no entanto, de mais deveres e responsabilidades? Acho que a gente era mais livre e feliz antes...e não sabia!

Vai sentir muitas saudades da infância, da puberdade, da adolescência e, principalmente, do papai e da mamãe! 

Ah, se vai...



Nenhum comentário:

Postar um comentário