quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SÃO PAULO (CAPITAL) ACORDOU E REFORMA A EDUCAÇÃO!


 
Nailor Marques:
 
"A educação brasileira é ruim, péssima na verdade, mas políticos e professores de gabinete insistem em dizer que estamos no caminho certo, melhorando.
Estamos, na verdade, formando uma geração de fracos, passando a mão na cabeça de preguiçosos em nome de uma falsa psicologia do trauma. A educação no Brasil não sabe fazer arroz com feijão e se mete a fazer lasanha. Nos países que lideram o PISA temos currículos mínimos, porém fundamentais, trabalhados à exaustão, os alunos têm uma base sólida para a incorporação de outros conteúdos, desenvolvem realmente competências básicas. 

São Paulo aponta um caminho que tenho certeza será detonado pelos apadrinhadores do protecionismo e do populismo a serviço do atraso". 

O prefeito Fernando Haddad divulga hoje o projeto de reforma da educação em SP. Os dois ciclos atuais serão substituídos por três; o aluno, que só podia ser reprovado no 5º ano (final do primeiro ciclo) e no 9º ano, na conclusão do ensino fundamental, poderá levar bomba agora em cinco. 

PALMATÓRIA 2
O aluno poderá ser retido ao final do que será chamado de "ciclo de alfabetização", ou seja, no 3º ano; ao final do "ciclo interdisciplinar", no 6º ano; e em todos os do "ciclo autoral" -nos 7º e 8º (quando poderá também carregar dependência) e no 9º. No último, terá que apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). 

PALMATÓRIA 3
Lições de casa, provas bimestrais e boletins, hoje a critério de cada escola, voltam a ser obrigatórios para toda a rede. Os alunos receberão notas de zero a dez, enviadas aos pais, em casa, a cada dois meses. Volta o sistema de recuperação nas férias. "Não queremos criar uma máquina de reprovação, mas sim sinais de alerta, envolvendo novamente professores, alunos e pais", diz o secretário Cesar Callegari.

REDE
A rede municipal tem 940 mil alunos em cerca de 2.700 escolas públicas. 

Veja o que muda:

NÍVEL
COMO É HOJE EM SP
PROPOSTA DA PREFEITURA
Ensino fundamental

1) Estrutura:
Dividido em fundamental I (do 1º ao 5º ano) e fundamental II (do 6º ao 9º ano)
 
1) Estrutura:
Dividir o fundamental em 3 ciclos:
- alfabetização (do 1º ao 3º ano)
- interdisciplinar (do 4º ao 6º ano)
- autoral (do 7º ao 9º ano)
2) Grade curricular:
Até o 5º ano, alunos têm apenas um professor (generalista); a partir do 6º, passam a ter aula com vários professores (especialistas)
2) Grade curricular:
- Entre o 4º e o 6º ano, fazer uma transição gradual do modelo de generalistas para o de especialistas, com ênfase em projetos interdisciplinares
- No ciclo autoral, os alunos deverão fazer um Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC), obrigatório para terminar o 9º ano
3) Avaliação:
As escolas têm autonomia para decidir se enviam lição de casa e boletim escolar para os pais, e se aplicam provas bimestrais; há reforço durante o ano letivo
3) Avaliação:
Tornar obrigatórios:
- prova bimestral, lição de casa e boletim
- reforço durante o ano letivo e nas férias
- notas de zero a dez a partir do 2º ciclo
Opção de deixar o aluno de dependência (para o ciclo autoral);
Atrelar o desempenho no Ideb ao Prêmio de Desenvolvimento Educacional
4) Educação Integral:
Meta de ter 100 mil alunos inscritos no Mais Educação do MEC até 2016
4) Educação Integral:
Em 2013, 236 escolas com 70 mil já se candidataram
5) Vagas:
Hoje 23 escolas ainda funcionam em três turnos, conhecido como 'turno da fome'
5) Vagas:
- Acabar com o turno da fome construindo 38 escolas com 63.293 vagas
- Construir 20 CEUs, pelo menos metade deles aproveitando as estruturas de Clubes Escola

Educação infantil
1) Vagas:
A fila de espera nas creches é de 127 mil crianças; Na pré-escola, nova lei do MEC exige que todas as crianças a partir de 4 anos estejam na escola
1) Vagas:
- Construir 253 creches com 52.998 vagas
- Construir 66 pré-escolas com 35.530 vagas
2) Currículo: Hoje não há um currículo único na educação infantil
2) Currículo:
Criar um currículo integrado para a educação infantil
3) Avaliação:
Hoje não há um sistema de avaliação da qualidade da pré-escola
3) Avaliação:
Usar indicadores do MEC e da Secretaria Municipal de Educação para criar um sistema de avaliação específico para este nível de ensino

Ensino médio
1) Currículo:
Hoje há oito escolas municipais que oferecem o ensino médio com currículo regular
1) Currículo:
- Articular o currículo dessas escolas com parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
- Dar ênfase no currículo às tecnologias de informação e comunicação

Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
1) Currículo:
O sistema de ensino é focado nas aulas do currículo regular
 
1) Currículo:
- Firmar parcerias com o Senai e o Senac para aproximar os alunos do EJA a cursos técnicos e profissionalizantes
 
2) Avaliação:
Atualmente não existe um sistema único de avaliação dos alunos do EJA
2) Avaliação:
- Criar sistema para avaliar a qualidade do EJA

Professores
1) Formação:
Professores podem definir em que área fazer cursos de especialização e pós-graduação; formação continuada soma pontos na progressão da carreira
1) Formação:
Credenciar 31 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUs para oferecer formação semi-presencial a professores da rede com temas vinculados às necessidades do sistema, entre elas as técnicas de didática
2) Carga horária:
Atualmente, os professores já têm uma carga horária definida no currículo e na grade horária existentes
2) Carga horária:
- Não alterar as jornadas dos professores durante a implantação do novo formato de grade curricular
- Aproveitar o horário livre dos professores substitutos
Fonte: Prefeitura de São Paulo
 




Fontes:

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