Estamos, na verdade, formando uma geração de
fracos, passando a mão na cabeça de preguiçosos em nome de uma falsa psicologia
do trauma. A educação no Brasil não sabe fazer arroz com feijão e se mete a
fazer lasanha. Nos
países que lideram o PISA temos currículos mínimos, porém
fundamentais, trabalhados à exaustão, os alunos têm uma base sólida para a
incorporação de outros conteúdos, desenvolvem realmente competências básicas.
São Paulo aponta um caminho que tenho certeza será
detonado pelos apadrinhadores do protecionismo e do populismo a serviço do atraso".
O prefeito Fernando Haddad divulga hoje o projeto de reforma da educação em SP. Os dois ciclos atuais serão substituídos por três; o aluno, que só podia ser reprovado no 5º ano (final do primeiro ciclo) e no 9º ano, na conclusão do ensino fundamental, poderá levar bomba agora em cinco.
PALMATÓRIA 2
O aluno poderá ser retido ao final do que será chamado de "ciclo de alfabetização", ou seja, no 3º ano; ao final do "ciclo interdisciplinar", no 6º ano; e em todos os do "ciclo autoral" -nos 7º e 8º (quando poderá também carregar dependência) e no 9º. No último, terá que apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
O aluno poderá ser retido ao final do que será chamado de "ciclo de alfabetização", ou seja, no 3º ano; ao final do "ciclo interdisciplinar", no 6º ano; e em todos os do "ciclo autoral" -nos 7º e 8º (quando poderá também carregar dependência) e no 9º. No último, terá que apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
PALMATÓRIA 3
Lições de casa, provas bimestrais e boletins, hoje a critério de cada escola, voltam a ser obrigatórios para toda a rede. Os alunos receberão notas de zero a dez, enviadas aos pais, em casa, a cada dois meses. Volta o sistema de recuperação nas férias. "Não queremos criar uma máquina de reprovação, mas sim sinais de alerta, envolvendo novamente professores, alunos e pais", diz o secretário Cesar Callegari.
Lições de casa, provas bimestrais e boletins, hoje a critério de cada escola, voltam a ser obrigatórios para toda a rede. Os alunos receberão notas de zero a dez, enviadas aos pais, em casa, a cada dois meses. Volta o sistema de recuperação nas férias. "Não queremos criar uma máquina de reprovação, mas sim sinais de alerta, envolvendo novamente professores, alunos e pais", diz o secretário Cesar Callegari.
REDE
A rede municipal tem 940 mil alunos em cerca de 2.700 escolas públicas.
A rede municipal tem 940 mil alunos em cerca de 2.700 escolas públicas.
Veja o que muda:
NÍVEL
|
COMO É
HOJE EM SP
|
PROPOSTA
DA PREFEITURA
|
Ensino
fundamental
|
1) Estrutura:
Dividido em fundamental I (do 1º ao 5º ano) e fundamental II (do 6º ao 9º ano) |
1) Estrutura:
Dividir o fundamental em 3 ciclos: - alfabetização (do 1º ao 3º ano) - interdisciplinar (do 4º ao 6º ano) - autoral (do 7º ao 9º ano) |
2) Grade curricular:
Até o 5º ano, alunos têm apenas um professor (generalista); a partir do 6º, passam a ter aula com vários professores (especialistas) |
2) Grade curricular:
- Entre o 4º e o 6º ano, fazer uma transição gradual do modelo de generalistas para o de especialistas, com ênfase em projetos interdisciplinares - No ciclo autoral, os alunos deverão fazer um Trabalho de Conclusão de Ciclo (TCC), obrigatório para terminar o 9º ano |
|
3) Avaliação:
As escolas têm autonomia para decidir se enviam lição de casa e boletim escolar para os pais, e se aplicam provas bimestrais; há reforço durante o ano letivo |
3) Avaliação:
Tornar obrigatórios: - prova bimestral, lição de casa e boletim - reforço durante o ano letivo e nas férias - notas de zero a dez a partir do 2º ciclo Opção de deixar o aluno de dependência (para o ciclo autoral); Atrelar o desempenho no Ideb ao Prêmio de Desenvolvimento Educacional |
|
4) Educação Integral:
Meta de ter 100 mil alunos inscritos no Mais Educação do MEC até 2016 |
4) Educação Integral:
Em 2013, 236 escolas com 70 mil já se candidataram |
|
5) Vagas:
Hoje 23 escolas ainda funcionam em três turnos, conhecido como 'turno da fome' |
5) Vagas:
- Acabar com o turno da fome construindo 38 escolas com 63.293 vagas - Construir 20 CEUs, pelo menos metade deles aproveitando as estruturas de Clubes Escola |
|
|
||
Educação
infantil
|
1) Vagas:
A fila de espera nas creches é de 127 mil crianças; Na pré-escola, nova lei do MEC exige que todas as crianças a partir de 4 anos estejam na escola |
1) Vagas:
- Construir 253 creches com 52.998 vagas - Construir 66 pré-escolas com 35.530 vagas |
2) Currículo: Hoje não
há um currículo único na educação infantil
|
2) Currículo:
Criar um currículo integrado para a educação infantil |
|
3) Avaliação:
Hoje não há um sistema de avaliação da qualidade da pré-escola |
3) Avaliação:
Usar indicadores do MEC e da Secretaria Municipal de Educação para criar um sistema de avaliação específico para este nível de ensino |
|
|
||
Ensino
médio
|
1) Currículo:
Hoje há oito escolas municipais que oferecem o ensino médio com currículo regular |
1) Currículo:
- Articular o currículo dessas escolas com parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Dar ênfase no currículo às tecnologias de informação e comunicação |
|
||
Ensino de
Jovens e Adultos (EJA)
|
1) Currículo:
O sistema de ensino é focado nas aulas do currículo regular |
1) Currículo:
- Firmar parcerias com o Senai e o Senac para aproximar os alunos do EJA a cursos técnicos e profissionalizantes |
2) Avaliação:
Atualmente não existe um sistema único de avaliação dos alunos do EJA |
2) Avaliação:
- Criar sistema para avaliar a qualidade do EJA |
|
|
||
Professores
|
1) Formação:
Professores podem definir em que área fazer cursos de especialização e pós-graduação; formação continuada soma pontos na progressão da carreira |
1) Formação:
Credenciar 31 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos CEUs para oferecer formação semi-presencial a professores da rede com temas vinculados às necessidades do sistema, entre elas as técnicas de didática |
2) Carga horária:
Atualmente, os professores já têm uma carga horária definida no currículo e na grade horária existentes |
2) Carga horária:
- Não alterar as jornadas dos professores durante a implantação do novo formato de grade curricular - Aproveitar o horário livre dos professores substitutos |
|
Fonte: Prefeitura de São Paulo
|
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário