terça-feira, 13 de agosto de 2013

PEÇA GIGANTE QUE TRANSPÔS A USINA DE ITAIPU SEGUE VIAGEM NA QUARTA-FEIRA

O reator de amônia que será instalado em uma fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas (MS) seguirá viagem pelo reservatório de Itaipu a partir das 10h de quarta-feira (14).
A peça gigante de 760 toneladas e 40 metros de comprimento e quase 7 metros de altura chegou a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, no dia 7 e aguarda liberação da Marinha. Da tríplice fronteira, serão mais 750 km e oito dias até o destino. No total, passarão pela região 13 peças.

Outros dois equipamentos do mesmo conjunto devem transpor a barragem da Usina de Itaipu nesta terça-feira (13) assim que o nível do Rio Paraná der condições para que possa ser transferida da balsa para caminhões especiais. O reator de ureia e o condensador – também usados na transformação de gases para a fabricação de fertilizantes -, chegaram à fronteira neste fim de semana.

As peças construídas na China e no Japão estão sendo desembarcadas desde abril no Porto de Rio Grande (RS) e de lá levadas até Mar del Plata, na Argentina, por onde sobem o rio. Desde o início das operações de transposição, já seguiram o mesmo caminho um equipamento de 320 toneladas e uma caixa de purificador, com 173 toneladas. No total, cerca de 120 pessoas estão envolvidas na transposição das peças.
 
Isso me faz recordar da construção de Itaipu, por volta de 1980, quando passavam pela rodovia de Ponta Grossa as gigantescas peças das turbinas de Itaipu, cuja primeira unidade geradora viria a entrar em operação em 1984!

Confira.





 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário