Quando pessoas assumem cargos públicos estão
sujeitas a "sol, chuvas e trovoadas". Natural. Estão ali para prestar serviços ao
povo. São “servidores” públicos pagos pelo povo para isso. E o povo exige e quer ver o “serviço” prestado.
Por outro lado, quando cidadãos e imprensa
começam a denunciar e cobrar os servidores públicos, estejam eles em qual
função estiverem, eles reagem mal e sentem-se perseguidos pessoalmente, quando,
na realidade, a “perseguição(!?)” é profissional, é inerente à função exercida, não à pessoa. É preciso saber separar isso.
A fiscalização é um direito do qual os
contribuintes não podem abrir mão. Pelo contrário, devem intensificar as
cobranças e torná-las rotineiras sempre que verificarem mal atendimento nos
serviços públicos, ruas sujas e esburacadas, falta de iluminação, praças mal
cuidadas, escolas destruídas, falta de segurança, enfim, tudo que representa
desconforto ou perigo para a população.
É óbvio que o ideal seria que os cidadãos nem
precisassem reclamar. Entretanto, em vez de se queixar da cobrança – e achar
isso ruim – os órgãos públicos, os políticos, os servidores públicos, deveriam
agir preventivamente, promovendo os serviços necessários e fiscalizando a
execução dos trabalhos. É inadmissível ficar dando desculpas esfarrapadas e
ficar no jogo do empurra quando uma irregularidade é constatada. O povo não
quer saber disso. Ele quer a resolução dos problemas, e logo!
Cabe dizer, também, que o povo precisa
compreender como se processa cada uma dessas resoluções. Não é com xingamentos,
com insultos, com ofensas, com injúrias que se resolvem as coisas. A reclamação
precisa ser real, procedente e bem explicada.
Só assim os problemas serão resolvidos da forma que devem ser. E algumas levam tempo para serem resolvidas, por isso a necessidade de se compreender o processo.
Não é porque moramos numa cidade pequena, como Ivatuba e muitas outras, onde
todos somos conhecidos, que vamos nos deixar ser mal tratados - e vice-versa - e não cobrar da
administração o que é direito de todos. Os políticos, servidores públicos e
prestadores de serviços contratados precisam entender que são "pessoas públicas" e o povo,
como “pagador” dos serviços públicos tem o direito de reclamar e denunciar sim. Mas educação e respeito - de ambos os lados - faz parte do processo também.
O que se espera é que a administração seja
transparente e atue preventivamente, não para evitar todos os problemas -
porque eles sempre existirão - mas para proporcionar à população serviços
compatíveis com as suas necessidades.
E isso vale para todas as instâncias do Estado:
municipal, estadual e federal. Os
contribuintes têm o direito de exigir eficiência e seriedade dos seus
representantes. E, muito mais, de cobrar responsabilidades quando o poder
público falha.
Se todos os cidadãos se utilizassem desse direito
de cobrar, a situação do país seria muito melhor. Eu cobro. E sou julgada por
isso. Mas não me importo com esse julgamento, porque sei que estou fazendo a
minha parte pela comunidade onde vivo, embora, como disse um amigo, às vezes, eu me
sinta remando contra a maré...e sozinha!
(Adaptação de Compartilhar e Aprender)
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