sábado, 15 de junho de 2013

INVEJA: A GENTE VÊ POR AQUI.



Para Aristóteles inveja é querer que o outro não tenha o que ele tem e você queria ter - um sentimento vil.

No amor, a inveja costuma atrapalhar os relacionamentos. As pessoas próximas, membros da família, amigos, conhecidos, atrapalham de alguma forma, com interferências, fofocas intencionais e maldosas ou comentários de mau gosto. Atitudes estas totalmente inconvenientes e fora de hora pioram o relacionamento do casal.  Isso é inveja.

E onde nasce a inveja?

Algumas pessoas chamam atenção no meio em que vivem. Seja por seu talento, competência, capacidade, por sua graça, sua beleza, sua simpatia, enfim... tem gente que ilumina o dia!

Em compensação, existem pessoas que possuem alguns desses atributos, mas por motivos desconhecidos delas mesmas, tratam de escondê-los. Dentre essas pessoas, algumas delas, quando se deparam com outro que chama mais atenção, sentem-se diminuídas. Se não tiver uma “boa cabeça” é nesse ponto que nasce o ciúme e a inveja.

Mas ciúme é diferente de inveja, embora a inveja nasça muitas vezes do ciúme.  Ciúme é a reação a fatores externos que ameacem uma relação e provocam o temor da perda de alguém.

Diferentemente do ciúme, "a inveja é a arma dos incompetentes". Realmente, se refletirmos nisso, observamos que muitas vezes a pessoa que tem inveja no fundo queria ser igual ao invejado, entretanto não consegue ser por comodismo ou por falta de recursos. E, exatamente por não conseguir ser igual à outra, quer destrui-la para não haver comparações. Para que haja mais motivos para se esforçar e tentar melhorar. É como se um time de futebol pudesse massacrar o time adversário que ganhou a partida, apenas para esquecer a derrota.

É natural as pessoas sentirem uma pontinha de inveja. E, na maior parte das vezes, é isso que nos impulsiona a mudar de vida e seguir um rumo melhor. O que não pode acontecer é nos deixarmos dominar pelos sentimentos negativos que a inveja trás consigo.

É bom refletir que o fato de você quebrar a vidraça do vizinho, não fará com que você tenha uma vidraça melhor. O teu único consolo será ver que ele está sem vidraça e isso até o dia em que ele conseguir comprar uma vidraça melhor e mais bonita. O recalcado (ou despeitado) vai ficar rezando para esse dia nunca chegar. E ficará ruminando planos infantis de vingança: “se ele trocar a vidraça, eu vou lá e quebro de novo...e faria isso mil vezes se fosse preciso”.  Tem gente que tenta usar até "forças ocultas" para ferrar com o outro (esses ainda não aprenderam que tudo que vai, volta...e com força total, nesta ou na próxima vida - e não adianta reclamar do sofrimento depois).

Já vi muita gente fazer isso E CONTINUAR INFELIZ. A inveja é uma emoção dolorosa pois ela ocorre no mesmo local do cérebro onde a dor física se processa, segundo os cientistas.

E como vencer esse sentimento de inveja?

É muito fácil. Primeiro, aceite que sente inveja. Depois, procure transformar a sua inveja negativa em “inveja positiva”. Inverta os sentimentos negativos para positivos. Trabalhe para ser igual à pessoa que você tanto admira, se é isso o que realmente deseja, porque no fundo, a inveja é uma grande admiração. 

Sou hiperativa e tenho déficit de atenção e, por isso, invejava as pessoas que conseguiam se organizar e estudar sistematicamente. Com o tempo aprendi a usar um truque que deu e dá muito certo: sempre que percebo em mim esse sentimento de inveja de alguém, me pergunto: "ser como ele(a) é melhor do que ser quem eu sou?". Acredite, funciona! Mesmo porque, aprendi ainda, que se você não é boa em algo, certamente será em outra coisa. Amo quem sou e o que faço.

Quando você finalmente conseguir chegar onde deseja, com seus próprios pés e “sem sujar as mãos”, sua inveja desaparecerá naturalmente e você conseguirá se sentir VITORIOSA(O)!



Fontes:
BEZ, Alexandre. Inveja - um inimigo oculto.
http://tanuxaa.no.comunidades.net/index.php?pagina=1174424131
http://www.espiritismo.net/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário