sexta-feira, 21 de junho de 2013

A CORRUPÇÃO COMEÇA EM CASA COM A LEI DE GÉRSON




Corrupção é todo o tipo de falsidade e mentira consigo mesmo e com os outros. 

Somos corruptos quando quebramos as regras para nos beneficiar. Somos corruptos quando chantageamos nossos pais para obter vantagens próprias. Somos corruptos quando pagamos o guarda para nos livrar das multas. Somos corruptos quando furamos filas ou usamos do prestigio para passar na frente das pessoas. Somos corruptos quando aceitamos “padrinhos” de empregos e passamos a perna em pessoas mais capacitadas que nós. Somos corruptos quando apresentamos uma conta de energia como atestado de residência de um lugar onde nunca estivemos. Somos corruptos ao não devolver o troco dado errado. Somos corruptos ao não respeitar os acentos preferenciais em transportes públicos. Somos corruptos quando aceitamos dinheiro público em detrimento da comunidade. 

Somos corruptos em esconder a verdade por menor que ela seja e às vezes até em um pensamento. Então, não temos o direito de cobrar do outro - seja político ou não - uma corrupção que também está enraizada em nós. 

Isso só vai ser mudado se respeitarmos o meio ambiente,  o PRÓXIMO, e, especialmente a você mesmo, pois o respeito parte dos princípios de honra e pessoas honradas não tiram vantagens em nada! 

Ainda, se temos direitos de cobrar o fim da corrupção, também temos o dever de mudar isso em nós se quisermos para nós mesmos, nossos filhos e netos, um país de primeiro mundo governado por políticos honestos.

Um amigo citou a fala de André Guedes, que sintetiza bem esse pensamento: 
"A mudança no país começa pela mudança em nós mesmos, pois o erro não está nessa entidade mística chamada Governo. Detone uma bomba em Brasília com todos os políticos dentro e coloque gente nova e apartidária para substituí-los. Vai continuar tudo a mesma coisa, senão pior, porque o mal está na distorção de valores da nossa sociedade. Somos regidos pela Lei Gérson, não por partidos políticos. Se você ainda não percebeu isso, eu lamento".

"Julgamos, condenamos, enforcamos e esquartejamos Gérson nos políticos. Mas Gérson somos nós!" 






OBS:
Honra: Princípio de conduta pessoal baseado na ética, honestidade, coragem, respeito, integridade. Dignidade. 

Lei de Gérson: na cultura brasileira, a Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. Ou seja, ser "malandro".



Para saber mais da Lei de Gérson:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_G%C3%A9rson

Um comentário: