A faculdade de Marketing ensina, e até hoje não
encontrei uma pessoa que não achasse interessante o fato da padaria estar
sempre no fundo do supermercado. Putz, é verdade, nunca tinha me tocado
disso! - é o que sempre dizem. E o motivo é bem simples: se você só
quer comprar um pãozinho, por que não obrigá-lo percorrer mais corredores para
se lembrar também do pó de café?
O layout de um supermercado vai muito além de
organizar as coisas com bom senso, ou seja, não colocar a água sanitária do
lado do presunto. Hoje em dia a disposição dos produtos é mais que uma
ferramenta de venda, virou uma estratégia importante de comunicação. O objetivo
é maximizar o impulso de compra das pessoas, ou você acha mesmo que aquelas
porcarias que ficam ao lado da fila do caixa estão ali por acaso? Que atire a
primeira pedra quem nunca pescou um Sonho de Valsa enquanto
esperava na fila.
O som também tem um papel fundamental, reparem que
o música é sempre mais lenta quando o mercado está vazio, e o oposto quando
está cheio. É bastante óbvio, mas quase ninguém percebe. Quanto mais tempo o
consumidor passear pelas prateleiras, maiores as chances de lembrá-lo do que
está faltando em casa (ou até do que não está faltando). Em contrapartida, com
o mercado cheio a música te diz: bora logo com isso meu filho! Mas
isso é muito subjetivo, é claro que se você estiver com pressa não tem Johann
Sebastian Bach que diminua o seu passo.
E foi pensando nisso tudo que a revista Galileu produziu este vídeo
contando alguns desses "truques" presentes em qualquer supermercado.
A compra casada, produtos certos na altura dos olhos das crianças, enfim, tá
tudo pincelado aí.
http://www.inerte.com.br/2013/05/os-truques-que-ninguem-percebe-quando.html
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