quarta-feira, 29 de maio de 2013

O PARANÁ REGISTRA DUAS MORTES CAUSADAS POR GRIPE A H1N1 EM 2013



Duas mortes causadas pela gripe A H1N1 já foram oficialmente registradas no Paraná este ano, informou nesta sexta-feira (24) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio do primeiro boletim da gripe de 2013. O total de casos da doença, até agora, já chega a 115, sendo que 38 vítimas foram contaminadas pelo vírus Influenza A H1N1, 46 pelo Influenza A H3N2 e 29 pelo vírus Influenza B. Outros dois casos foram confirmados como vírus Influenza A, mas sem especificação do subtipo viral.



Segundo o informe, a regional de saúde de Foz do Iguaçu foi a que mais concentrou os casos de gripe: foram 24 no total. Na lista seguem as regionais de Maringá, com 18 casos; Londrina, com 17; e a regional metropolitana de Curitiba, com 15 registros.



Como se pode observar, a regional de Maringá foi a segunda que mais concentrou os casos de gripe até o momento.



Quando uma epidemia é propagada, apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contato, com o vírus da GRIPE A (H1N1). Contudo, o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas sua proliferação.



Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe, há precauções a tomar que evitam a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias.



Infelizmente, estas precauções relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais. (Porque será? Por ser barato demais e não haver lucros?)



As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca e a garganta. Assim, eis algumas precauções que podemos tomar para amenizar e evitar a propagação do vírus:


1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente, sempre que chegar em casa, ao mexer com lixo, se usar o transporte público, banheiro público, escadas, maçanetas de portas, de carros,  antes das refeições, dentre outros. E, se possível, higienize com álcool em gel.  



2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto, especialmente olhos, bocas e nariz com as mãos, após contato com superfícies.


3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais.


4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal.  Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da India.



5. Reforce o seu sistema imunitário comendo alimentos ricos em vitamina C.  Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vitamina C.


6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação.



7. Deixe os ambientes - especialmente quartos e salas - bem arejados e com as superfícies sempre limpas. 

8. Não compartilhe objetos de uso pessoal.

9. Cubra a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar.


10. Beba muito líquido!

Lembre-se: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza indicam a necessidade de procurar um médico para evitar qualquer tipo de complicação causada pela gripe. O tratamento da doença é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do estado.



Tendo os sintomas de gripe procure imediatamente um serviço de saúde ou médico particular, se for o caso. Toda suspeita de síndrome gripal deve ser tratada por um médico, que vai prescrever o medicamento eficiente.



Será uma grande contribuição se você fizer chegar esta mensagem ao maior número de pessoas possível. Você prestará um serviço de grande utilidade pública, ajudando no combate desta gripe que já dizimou tantas pessoas.


Colabore! 









Fontes:
http://www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/ACS/boletim_gripe1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário