domingo, 26 de maio de 2013

NOSSO VELHO FILTRO DE BARRO É O MAIS EFICIENTE DO MUNDO!



Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.

Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

Entretanto, existem alguns fatos interessantes relacionados aos filtros, entre eles, destacamos três: sua capacidade de resfriar a água, sua capacidade de filtrar a água, e sua capacidade de "acrescentar bactérias" a água, depois de velho.

Em virtude do filtro ser composto de milhões de cavidade ou micro cavernas, ele está constantemente liberando água para o seu exterior, (suando) com a evaporação da água, acontece uma queda de temperatura, deixando o seu corpo e obviamente a água do seu interior mais fria.

Na verdade dizer que filtro, filtra, é uma inverdade, não é ele quem filtra, mas sim o seu elemento filtrante, que é conhecido como "vela", que fica normalmente na parte de cima e que deve ser lavada com constância e trocada periodicamente. (use sal ou açúcar para lavar as velas).

Depois de alguns anos, eles se tornam inúteis, e começam a trabalhar de forma contrária, ou seja, não filtram mais, e adicionam grande quantidade de bactérias na água que deveria estar filtrada, mesmo que o elemento filtrante seja novo.

Isto acontece em virtude de milhões de micro cavernas existentes na parte de baixo onde se acumula uma diversidade de bactérias que são ingeridas pelos seus usuários. Única solução, a troca.

Muitas crianças são acometidas de doenças intestinais pelas bactérias contidas na água "filtrada" pelos velhos filtros de barro.

Para evitar este problema, troque o seu filtro pelo menos uma vez a cada dois anos.




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário