Métodos de estudar para provas
não funciona, segundo estudo. Pesquisadores avaliaram estudos sobre as dez
técnicas mais populares de revisão para provas. Entre elas estão tabelas
de revisão, canetas marcadoras, releitura de anotações ou resumos, além do uso
de truques mnemônicos ou testar a si mesmo.
Segundo o professor John
Dunlosky, da Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, os professores
não sabem o suficiente sobre como a memória funciona e quais as técnicas são
mais efetivas.
Dunlosky e seus colegas avaliaram centenas de
pesquisas científicas que estudaram dez das estratégias de revisão mais
populares, e verificaram que oito delas não funcionam ou mesmo, em alguns
casos, atrapalham o aprendizado.
Das dez técnicas avaliadas, somente duas se
mostraram efetivas: testar-se a si mesmo e espalhar a revisão em um período de
tempo mais longo.
- Estudantes que testam a si mesmos ou tentam
recuperar o material de sua memória vão aprender melhor aquele material no
longo prazo – diz Dunlosky.
- Comece lendo o livro-texto e então faça cartões
de estudo com os principais conceitos e teste a si mesmo. Um século de pesquisas
mostra que a repetição de testes funciona – afirma.
Isso aconteceria porque o estudante fica mais
envolvido com o tema e menos propenso a devaneios da mente.
- Testar a si mesmo quando você tem a resposta
certa parece produzir um rastro de memória mais elaborado conectado com seus
conhecimentos anteriores, então você vai construir (o conhecimento) sobre o que
já sabe – diz o pesquisador.
Porém a melhor estratégia é uma técnica chamada “prática
distribuída”, de planejar antecipadamente e estudar em espaços de tempo
espalhados – evitando, assim, de deixar para estudar de uma vez só na véspera
do teste.
Dunlosky diz que essa é a estratégia “mais
poderosa”. “Em qualquer outro contexto, os estudantes já usam essa técnica. Se
você vai fazer um recital de dança, não vai começar a praticar uma hora antes,
mas ainda assim os estudantes fazem isso para estudar para exames”, observa.
- Os estudantes que concentram o estudo podem
passar nos exames, mas não retêm o material – diz.
- Uma boa dose de estudo concentrado após bastante
prática distribuída é o melhor caminho – avalia.
Então, técnicas diferentes funcionam para
indivíduos diferentes? Dunlosky afirma que não – as melhores técnicas funcionam
para todos.
E os especialistas acreditam que esse estudo possa
ajudar os professores a ajudar seus alunos a estudar.
Fonte:
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/principais-metodos-de-estudo-nao-funcionam-diz-estudo.html
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