terça-feira, 9 de abril de 2013

JOVENS ATUANTES DE IVATUBA


Em 2005, foi realizada a Pesquisa Juventude Brasileira e Democracia, pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), cuja conclusão foi que os jovens brasileiros se interessam por política, apesar de se envolverem pouco em partidos ou movimentos sociais. 

De acordo com a pesquisa, cerca de 65% dos jovens procuram se informar sobre política e 85% concordam que "é preciso abrir canais de diálogo entre cidadãos e governo". Mas com relação à participação em grupos de qualquer natureza, 28% dos jovens se declararam como integrantes de algum grupo, sendo que apenas 4,3% dedicam-se a atividades político-partidárias. Segundo a pesquisa, 64,7% dos jovens não acreditam que os políticos representem o interesse da população.

Talvez por acreditarem mesmo que os políticos não representem o interesse da população, parece que em 2013, as coisas mudaram.  Atualmente, diversos movimentos sociais tomam conta, não só de redes sociais, como das ruas brasileiras, contra a corrupção, aumentos de passagens, violências, reivindicação de direitos, dentre outros. Esses movimentos, pelo que se observou nos últimos anos, são formados por uma grande massa de jovens em sua maioria, interessados em mudar as coisas no Brasil. 

Essas manifestações e protestos geram um interesse por política numa parcela significativa de jovens que terminam por envolver-se na política brasileira, não com o desejo de tornar-se um político em especial, mas com o objetivo de melhorar a comunidade e o país onde vivem.

Em nosso município, nota-se que mais e mais jovens se interessam por tudo que acontece ao seu redor,  observando as situações dos diversos ângulos e não apenas seguindo o que um e outro político afirma em seus discursos. E isso é muito bom, porque esses jovens estão se tornando, cada vez mais, cidadãos esclarecidos, conscientes, politizados e, o principal: mais atuantes! 

E isso pode ser comprovado pela criação do blog Ivatuba em Foco e pelas páginas do Facebook:  Grêmio Estudantil CESFA  e Ivatubenses Críticos.

Parabéns aos jovens João Paulo Pacheco, Cassio Furtado Duarte e  ao "Ivatubense Crítico". Nunca deixem de fazer aquilo que acreditam.

Vocês ganharam o meu respeito!




5 comentários:

  1. Fatima e vc tem meu respeito a muito tempo. Muito obrigado pela postagem, pra mim é uma honra. E vamos continuar assim, críticos e conscientes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela homenagem Fatima, as vezes até arrependo por estar envolvido em tantas questões que beneficiam o povo, mas saber que pessoas como você reconhece esse esforço... é gratificante. Você já tem meu respeito há muito tempo :)

    ResponderExcluir

  3. Obrigada Fátima, e meus parabéns a vocês Cassio Duarte, e João Paulo Pacheco, pelo que vocês fazem e vem fazendo a fim de melhorar a situação, tanto da nossa cidade como do Colégio... O mundo precisa cada vez mais de pessoas como nós, que elogiamos quando é preciso e criticamos quando é necessário. Fátima todo o meu respeito a você que sempre nos informa com seus maravilhosos textos sempre muito éticos...
    Obrigado pela homenagem, pois se há pessoas que nos criticam é muito bom saber que há pessoas que nos dão valor como você.
    Atenciosamente Ivatubenses Críticos

    ResponderExcluir
  4. parabens por incentivar os jovens de ivatuba fatima
    tanto o jotinha quando o cassio e essa pagina do facebook podem fazer muito acontecer
    ivatuba precisa de voces!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. con certeza precisados deles e de mtos outros, ivatuba só será uma nova cidade quando os jovens cooperarem com a administração!!

    ResponderExcluir