terça-feira, 5 de março de 2013

Meninos que se afogaram no Rio Ivaí em Ivatuba serão enterrados em Maringá

Os primos de seis e sete anos que morreram afogados no Rio Ivaí em Ivatuba (a 42 km de Maringá) vão ser sepultados em Maringá nesta terça-feira (5). Ambos estão sendo velados em capelas do Prever. 

Júlio Henrique Balieiro Costa, de sete anos, deve ser sepultado às 15h, no Cemitério Parque, mesmo local onde Christopher Felipe Balieiro Nardeli, de seis anos, será sepultado também hoje, em horário a definir.

Os meninos passavam o fim de semana com a família no Condomínio Barra do Rio Ivaí II e foram levados pela correnteza quando brincavam, na tarde de domingo (3). 

O Corpo de Bombeiros e pescadores localizaram o corpo de Christopher por volta das 9h de ontem, a cerca de 200 metros de onde se afogou. Júlio foi encontrado por volta das 12h, nas proximidades do local onde foi achado o corpo do primo. Ambos moravam no Conjunto Habitacional Itatiaia, em Maringá. 

Infelizmente, é preciso uma tragédia dessas para que as pessoas fiquem alertas para o perigo de mergulhar ou pular em rios e cachoeiras.  No caso de rios, o risco de afogamentos é maior por conta da força da correnteza e pela profundidade, que na maioria das vezes não é percebida por causa da cor escura da água.  Especialmente a crianças, é preciso instruí-las para que não entrem no rio, e, se entrarem que usem coletes salva-vidas e sob a supervisão de um adulto, pois com a força da água, se não usar colete ou não souber nadar, com certeza vai ser tragado pelas águas e se afogar.
 
Os rios do nosso Paraná, especialmente o Ivaí, são muito perigosos, até mesmo para quem usa coletes salva-vidas, pois uma de suas principais características são as crateras, o que significa que mesmo na margem pode haver riscos pois uma hora a água bate na cintura e, alguns passos adiante, pode haver um buraco com até quatro metros de profundidade ou mais. Como a correnteza é muito forte e fica pior por conta da chuva, que eleva o nível da água, o Ivaí se torna duas vezes mais perigoso. 

Que Deus dê forças a essas famílias. 

ATUALIZANDO:
Os corpos dos primos Cristopher Felipe Balieiro Nardeli, 6 anos, e Júlio Henrique Balieiro Costa, 8 anos, foram sepultados na tarde desta terça-feira (5), às 15h, no Cemitério Parque, em Maringá. 
O clima era de profunda tristeza e comoção entre os cerca de 60 familiares e amigos que acompanharam a despedida debaixo de uma chuva intensa. Os dois caixões brancos foram enterrados juntos em uma sepultura de duas gavetas no Cemitério Parque.

"Foi uma fatalidade, não tem explicação o que aconteceu", disse o pai de Christopher, Márcio Nardeli, 30 anos, bastante abalado. Ele contou que Christopher era o primeiro filho e que a esposa está grávida de quatro meses do segundo filho. Os pais de Júlio não quiseram falar com a imprensa.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário