segunda-feira, 18 de março de 2013

DENGUE E O RELAXO DE CADA UM: MAIS UMA MORTE EM MARINGÁ


Um idoso de 73 anos faleceu, por volta das 18h deste domingo (17), no Hospital Municipal de Maringá, após ser diagnosticado com dengue, segundo o jornal O Diário, de Maringá.

Um levantamento da Sesa aponta que 45% dos criadouros do Aedes aegypti encontrados em 2012 era considerado lixo ou outro tipo de resíduo sólido. A maioria é reciclável, como recipientes plásticos, garrafas e latas.  Outros locais que merecem atenção especial dentro de casa são os vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e outros depósitos móveis. Em 2012 , correspondiam a 21% do total de criadouros.

Com as chuvas diárias que vem ocorrendo em algumas regiões do Estado, o número de criadouros do mosquito tendem a aumentar se não houver um cuidado constante com a limpeza de quintais, lajes e calhas. Nestes primeiros meses de 2013 o Paraná já registra 95 municípios com índices de infestação superiores a 4%, o que significa que a cada 100 residências visitadas, ao menos quatro tinham larvas do mosquito.

Em Ivatuba, de acordo com a Secretaria da Saúde Municipal, até hoje, os casos notificados foram 115, com 4 negativos e 53 confirmados.
 
Graças a Deus, o povo de Ivatuba está se conscientizando disso e colaborando com a Secretaria de Saúde, na limpeza da nossa comunidade. O arrastão de hoje foi muito produtivo, com diversos caminhões de lixo retirados dos quintais e terrenos vistoriados foram eliminados literalmente incontáveis focos do Aedes aegypti.

Esperamos que, a continuar essa união, se acabe definitivamente com a dengue em nosso município.

Reproduzo aqui o texto do Linjardi, sobre o assunto, publicado hoje em seu blog do O Diário, e muito verdadeiro:

"Mais uma morte confirmada por dengue em Maringá. A porquice da população está fazendo vítimas. Quem não cuida do quintal pode estar provocando a morte do vizinho. É um mal que parece não ter cura, porque depende de comportamento civilizado.
Sempre tem alguém jogando lixo em terreno baldio. Sobra gente relaxada deixando água parada nos quintais, vazos de plantas, todos aqueles locais óbvios que a gente já cansou de ouvir. Não adianta cobrar muito mais do poder público. Não tem quantidade de agentes e de fumacê no mundo que dê conta de acabar com o mosquito que é criado pelo próprio desleixo da população.
O inimigo não é o mosquito, mas sim o relaxo de cada um. Quando a falta de cidadania é motivo de doença, a gente sofre epidemia. O atraso é grande."




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário