sexta-feira, 22 de março de 2013

ANÚNCIO RACISTA VENDE "NEGRO AFRICANO"


Um anúncio publicado há pelo menos dez dias no site de comércio eletrônico Mercado Livre oferece, por “preço a combinar”, um “negro africano legítimo, em bom estado de saúde”. Na descrição do produto, o vendedor, que não é identificado, diz tratar-se de “negro negroso, bom para serviços domésticos, braçais, pedreiro etc.”. Um suspeito de Irati (145 km a oeste de Curitiba) é investigado pela polícia.

O anúncio 465763746, que nesta quarta-feira (20) tinha status de “finalizado”, foi curtido por 5.000 pessoas no Facebook, informava o Mercado Livre às 17h30.

A Polícia Civil de Irati, no Centro-Sul do estado, abriu inquérito para apurar uma denúncia de injúria com conotação racista, referente a essa publicação

O estudante Luiz Henrique Jacomel, 19 anos, compartilhou no Facebook um link do site MercadoLivre que faz referência à “venda” de um negro. O colega dele, João Victor dos Reis Neto, 18 anos, negro, sentiu-se ofendido. João registrou boletim de ocorrência e diz que, se for indenizado, vai doar o dinheiro para alguma entidade assistencial. 

A primeira publicação foi feita no perfil de Neto no Ask, uma rede social, no último dia 10. 

“Pensei que era brincadeira”, afirmou. Mas depois que o estudante viu a publicação no Facebook, com comentários sobre a “promoção do dia”, decidiu denunciar o colega. “Não queria deixar passar em branco, eu fiquei revoltado e resolvei denunciar para que isso não fosse repetido”, confirmou Neto. O anúncio teve cinco mil “curtidas” no Facebook e a foto que o acompanha não é do jovem.

Jacomel foi à casa do colega e pediu desculpas. O caso foi registrado como injúria, mas o advogado de Neto, Saulo Henrique Boff, espera que o Ministério Público classifique a situação como racismo. Nesse caso, a pena pode chegar a cinco anos. 

O acusado não falou com a reportagem, mas o advogado dele, Nelson Anciutti Bronislawski, considerou que o cliente não se referiu a “fulano e sicrano” quando compartilhou o link. “Vamos entrar com uma ação judicial pedindo que o MercadoLivre identifique quem postou o link no site”, adiantou. 



Fontes:
http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?id=1356043&tit=jovem-compartilha-anuncio-de-%93venda%94-de-negro-na-internet 
http://racismoambiental.net.br/2013/03/anuncio-racista-vende-negro-africano/ 

Um comentário:

  1. Desculpa aí, mas esse cara é meio contorverso...
    Denuncia por racismo e usa a expressão "passar em branco"? Acho que se ele realmente defendesse a igualdade, nunca deveria usar esse tipo de termo.

    ResponderExcluir