quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Paraná tem o 8º maior índice de homicídios contra adolescentes

Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Favelas, em parceria com o Unicef, a Secretarina Nacional de Direitos Humanos e o Laboratório de Análise da Violência, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostrou que o Paraná tem o maior Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), da região Sul do Brasil e o oitavo maior do país. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (13) e é referente ao ano de 2010.

Para cada grupo de mil adolescentes que morrem entre 12 e 18 anos no estado, 3,73 morreram assassinados. O número no Paraná é superior, inclusive, a média nacional, que ficou em 2,98 homicídios para cada grupo de mil adolescentes.

Ainda de acordo com o levantamento, as cidades de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, ocupa o nono maior IHA do Brasil. Na cidade, morreram naquele ano 7,83 adolescentes assassinados em cada grupo de mil. A taxa é mais que o dobro das médias estadual e nacional.

Além de Foz, a pesquisa aponta as cidades de Araucária, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com alguns dos maiores índices do estado. Em todas elas, o IHA ficou acima de 6.

A pesquisa também comparou os dados referentes ao ano de 2009. Naquele ano, O Paraná já havia ficado com o nono maior índice do Brasil. Em um ano, o aumento de 0,3 morte no índice fez com que o estado subisse uma posição no ranking dos lugares com mais homicídios contra adolescentes.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário