sábado, 22 de dezembro de 2012

Detran alerta motoristas para que tenham cuidado com falsos e-mails

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta sobre falsas informações divulgadas na internet por meio de e-mails e redes sociais. São avisos não-oficiais, com conteúdo improcedente, sobre serviços do Detran e legislação de trânsito.


De acordo com o departamento, além de conter informações erradas, esses e-mails podem representar risco no caso de apresentarem links que, abertos, dão a criminosos acesso a dados cadastrais e bancários. “Em qualquer um dos casos é preciso tomar cuidado para que o cidadão não seja prejudicado por uma fraude ou informação incorreta”, alerta o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do departamento, Hugo Collodel.

Alguns desses falsos e-mails solicitam que o usuário acesse alguns links para supostamente regularizar a situação de um veículo multado. O Detran esclarece que não envia e-mails com multas ou solicitações de cobranças para os usuários. As notificações de infrações chegam aos condutores paranaenses exclusivamente pelos Correios. Para saber sobre pontuação na carteira de habilitação e outros serviços do Detran-PR, o interessado deve acessar diretamente o site www.detran.pr.gov.br.

Além de e-mails com supostas infrações de trânsito, outras informações equivocadas estão espalhadas pela internet. As mais comuns afirmam que motoristas que não renovarem a Carteira Nacional de Habilitação no prazo de 30 dias após o vencimento perderão a habilitação e pagarão multa, ou que permissionários (motoristas habilitados há menos de um ano) não podem dirigir em rodovias. Outro boato é que houve, ou haverá em breve, aumento na carga horária para obter a primeira habilitação.

E-mails e informações falsas aparecem com frequência na web. A principal dica para evitar ser enganado é sempre ter bom senso. Visite o site oficial do Detran (www.detran.pr.gov.br) para ter acesso às informações corretas por meio de notícias ou orientações do próprio órgão. Não repasse e-mails com conteúdos duvidosos. Compartilhando essas mensagens você contribui para que mais pessoas sejam orientadas de forma errada.

Em caso de dúvidas, procure o atendimento online do Detran. Na internet, acesse o link FALE CONOSCO, no menu à esquerda, do site. Você ainda pode entrar em contato com a central de informações pelo telefone 0800-643-7373 (de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h) ou ir até uma unidade de atendimento mais próxima.

COMO FUNCIONA – O condutor tem até 30 dias após o vencimento da CNH para renová-la no Detran, sendo que não há prazo limite. O que ocorre é que o motorista que não renovar a carteira de habilitação neste período fica impedido de dirigir enquanto não regularizar a situação. A única penalidade existente é para o condutor que for flagrado na direção de um veículo com a CNH vencida. Neste caso ele comete uma infração gravíssima com multa de R$ 191,54, mais 7 pontos na carteira. A CNH é recolhida e o veículo fica retido até que um habilitado se apresente para conduzi-lo.

A suposta restrição aos permissionários de dirigir em rodovias também é uma das mentiras divulgadas na internet. A confusão se dá devido a um projeto de lei de 2003, que tramitou no Congresso com esta proposta, mas que nunca foi aprovado e está arquivado desde 2009. Ou seja, condutores com carteira provisória podem dirigir em qualquer tipo de via pública de circulação, sem qualquer tipo de restrição.

Futuros motoristas não devem se preocupar com aumento de carga horária dos cursos teóricos e práticos para obter a primeira habilitação. Essa também é uma falsa informação. A última alteração aconteceu em 2008 quando as aulas teóricas passaram de 30 para 45 horas e as práticas de 15 para 20.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário