quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rússia suspende importação de milho Monsanto após relatório


Estudo francês destaca a propensão ao câncer em ratos alimentados com o produto

A Rússia suspendeu hoje a importação de milho transgênico da multinacional americana Monsanto após a publicação de um estudo francês que destaca a propensão ao câncer em ratos alimentados com o produto.

A agência de proteção do consumidor, Rospotrebnadzor, informou em seu site que pediu a um instituto russo a interpretação dos dados do estudo e que até receber mais informações sobre o caso, a importação e comercialização do milho geneticamente modificado NK603 está suspensa.

Na França, o primeiro-ministro francês Jean-Marc Ayrault anunciou nesta quinta-feira (20/09) que se o perigo dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) for comprovado, a França defenderá em nível europeu sua interdição, após a publicação de um estudo alarmante a esse respeito.

“A publicação de um estudo realizado por cientistas franceses questionando seriamente a segurança em longo prazo do milho transgênico NK 603 provocou um encaminhamento imediato da Agência de Segurança Sanitária e da Autoridade de Segurança Alimentar Europeia”, declarou o chefe de governo francês em um discurso em Dijon.

“Eu pedi um inquérito rápido, na ordem de algumas semanas, que permita verificar a validade científica desse estudo”, acrescentou. “Se os resultados forem conclusivos, [o ministro francês da Agricultura] Stéphane Le Foll defenderá a proibição dos OGM em nível europeu”, disse ele.

Na pesquisa, 200 ratos foram alimentados durante um prazo máximo de dois anos de três maneiras distintas: apenas com milho OGM NK603, com milho OGM NK603 tratado com Roundup (o herbicida mais utilizado do mundo) e com milho não alterado geneticamente tratado com Roundup. Os dois produtos (o milho NK603 e o herbicida) são propriedade do grupo americano Monsanto.

"Os resultados revelam uma mortalidade muito mais rápida e maior durante o consumo dos dois produtos", afirmou Seralini, cientista que integra ou integrou comissões oficiais sobre os alimentos transgênicos em 30 países. Os tumores aparecem nos machos até 600 dias antes de surgirem nos ratos indicadores (na pele e nos rins). No caso das fêmeas (tumores nas glândulas mamárias), aparecem, em média, 94 dias antes naquelas alimentadas com transgênicos. Os pesquisadores descobriram que 93% dos tumores das fêmeas são mamários, enquanto que a maioria dos machos morreu por problemas hepáticos ou renais. O artigo da "Food and Chemical Toxicology" mostra imagens de ratos com tumores maiores do que bolas de pingue-pongue.

Paris e Bruxelas alertaram na quarta-feira suas respectivas autoridades de saúde, após a publicação desse estudo chocante, mostrando tumores do tamanho de bolas de pingue-pongue em ratos alimentados com milho transgênico da Monsanto importado para a Europa (foto acima).



Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário