sábado, 8 de setembro de 2012

DIÁRIO DE CLASSE: A VERDADE ESCANCARADA



Durante os últimos dias tenho acompanhado o noticiário sobre o caso da Isadora Faber, de 13 anos, que criou uma página no Facebook,  chamada de “Diário de Classe”: https://www.facebook.com/DiariodeClasseSC?ref=ts, onde ela mostra os problemas de sua escola e pede melhorias no estabelecimento de ensino. Ela comenta desde problemas estruturais, passa por bebedouros insuficientes e fala ainda sobre um professor que não estaria desempenhando o papel dele de forma correta, porque não controlava a classe. 

Veja alguns trechos da reportagem:

Na página, Isadora registra todo tipo de reclamação. "Olha, temos um orelhão na escola, mas quem disse que funciona??", indaga ela em um dos posts. "Esses fios pra fora será que não é perigoso??" (sic), questiona em outro, acompanhado pela fotos de fios desencapados que, segundo a autora, estariam provocando choque nos colegas de escola. "De 5 aulas de hoje, só tivemos 2 com os professores titulares, as outras 3 foram com professoras substitutas. Quando temos aulas com auxiliares elas dão um texto e uma pergunta e é sempre isso, acho que o tempo poderia ser melhor aproveitado", conclui.

Segundo ela, as reclamações virtuais têm incomodado os docentes. "Eles me pedem sempre para eu tirar a página do ar, mas não vou tirar. Acho que não estou incomodando ninguém. Só quero ter uma educação de qualidade. É isso que me motiva a fazer esse diário", conta.

Algum tempo depois da página ser publicada em todos os jornais, algumas matérias diziam que a menina estava sofrendo “bullying” por parte de outros alunos e funcionários da escola. Pensei no que eu faria no lugar dela ou dos pais dela, nessa situação. Na minha opinião, a garota estava correta e tinha que ir até o fim, mesmo que depois tivesse que trocar de escola.

Graças a Deus, a mãe dela tomou a mesma decisão. Não deixou a filha desistir. E o resultado da teimosia das duas foi melhor do que o esperado.

A Secretaria de Educação de Florianópolis divulgou que vai tomar providências e reformar a escola Básica Maria Tomázia Coelho (que fica ao norte da Ilha de Santa Catarina) graças à página de Isadora, que serviu como uma espécie de ouvidoria! 

Nossa, quando vi essa notícia pensei no orgulho que a mãe deve ter dessa garota. Só 13 aninhos e uma noção dos direitos e deveres que poucos adultos possuem. Uma noção de cidadania, muito importante. Gostaria de poder estar lá e parabenizar as duas.

Como li em algum lugar (e com o que concordo absolutamente): “a escola é pública, mas nem por isso tem que ser ruim”.  Pelo contrário, eu me lembro que, em certa época do Brasil, a escola pública era muito melhor do que as particulares. 

Concordo, a escola não precisa ser ruim só porque é pública. Afinal, cada um de nós paga por ela um pouquinho a cada imposto que pagamos todos os dias, todos os meses, todos os anos.  Então precisamos exigir que ela tenha qualidade, como fez Isadora Faber!

Foi uma aula e tanto de cidadania.  Se todos agissem assim, nosso país estaria muito melhor.
Parabéns, Isadora!





Leia sobre o caso aqui:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/no-facebook-estudante-de-13-anos-narra-rotina-de-problemas-de-escola-publica

Nenhum comentário:

Postar um comentário