sexta-feira, 13 de julho de 2012

ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ: Cartilha de Orientação Política das Eleições 2012

A Arquidiocese de Maringá acaba de encaminhar às 55 paróquias da região,  a Cartilha de Orientação Política sobre as Eleições 2012, com o objetivo de contribuir com todos os cidadãos e comunidades para que possam participar intensamente da campanha eleitoral, fundamentados na Doutrina Social da Igreja e nas orientações da CNBB. 
O nosso querido Pe. Gecivan faz parte da equipe organizadora desse trabalho.

A cartilha objetiva ajudar os eleitores no discernimento do perfil ético e das verdadeiras motivações daqueles que se apresentam como candidatos, uma vez que os eleitos serão a “cabeça e o coração dos eleitores” tendo o cristão, portanto, dupla responsabilidade nesta jornada, segundo a Arquidiocese.

“Responsabilidade do bom uso da ‘razão’ e da ‘fé’, das quais não pode negligenciar: Ao negligenciar os seus deveres temporais, o cristão negligencia os seus deveres para o próximo e o próprio Deus e coloca em perigo a sua salvação eterna” (GS, 43). Passar horas diante do sacrário é tão importante quanto votar bem. Votar bem é tão importante quanto passar horas diante do sacrário. O Catecismo da Igreja Católica diz que não usar as capacidades para transformar a realidade para melhor é homicídio: “Todo aquele que se der a práticas desonestas e mercantis que provoquem a fome e a morte dos seus irmãos de humanidade comete indiretamente um homicídio que é de sua responsabilidade” (CIC, 2269).”

A Cartilha ressalta que as eleições de outubro serão uma excelente oportunidade para garantirmos vida com dignidade para todos e solicita a participação de todos da comunidade através do estudo, tornando público e conhecido o conteúdo dos documentos da Igreja que tratam de política e eleições.”A construção de um mundo melhor precisa deixar de ser um sonho de poucos e passar a ser um compromisso de todos. A Arquidio­cese de Maringá acredita que isso é possível.”

Dentre as recomendações da Cartilha está a de não vender o voto: “voto não tem preço, tem conseqüência”. Além disso, levanta algumas questões muito importantes  para se refletir antes de votar: em quem votar, em quem não votar, o que são coligações, como funcionam, dentre outras.

O que diz a Doutrina Social da Igreja? 

“É oportuno exercer a vigilância com relação aos partidos que con­tinuam indicando como seus can­didatos pessoas comprovadamente inescrupulosas. Os eleitores devem ser orientados a não apoiar tais can­didatos, e até recusar qualquer can­didato de um partido que acoberte tais pessoas” (CNBB, Doc 67, n°57).

"Desejo que este documento ajude no exercício do voto consciente e responsável e para que os cristãos assumam o seu protagonismo na construção de uma sociedade democrática, pluralista, justa e participativa." (Dom Anuar Battisti - Arcebispo de Maringá)

É interessante ler, estudar e discutir essa Cartilha na sua comunidade: http://arquimaringa.org.br/2011/cartilhaeleicoes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário