Os
blog surgiram há cerca de 10 anos, quanto os Estados Unidos interviram no
Oriente Médio e os correspondentes utilizaram os blogs para expressar suas
opiniões sobre o que presenciavam nos campos de batalha. Era a única maneira de
se comunicar sem a interferência da posição política dos jornais e TVs para
quem trabalhavam.
Depois
disso, os blog se tornaram uma referência de liberdade na web. Analistas
passaram a ditar os rumos de diversos segmentos da economia e se tornaram “profetas
digitais”.
Hoje, empresas também têm
apostado nos blogs para ampliar suas estratégias de marketing digital e
aumentar seus lucros. Um blog é uma poderosa ferramenta de marketing. Os mais variados assuntos podem servir de conexão entre o internauta
e a empresa.
Esse crescimento e o peso crescente da blogosfera e das redes sociais
como fatores de contrainformação começa a preocupar os políticos de todo o
país, pois na blogosfera não há o que ser encoberto. Tudo
é desmentido. A verdade acaba sempre por prevalecer.
Atualmente, o que move a maioria absoluta da blogosfera é a genuína
indignação pelo estado a que chegou a corrupção no país.
Quando começaram as
primeiras discussões para a criação da CPI do Cachoeira, ninguém tinha certeza
de que ela seria mesmo necessária. Porém, com o passar dos dias a CPI tomou uma
dimensão que ninguém esperava. Agora eles não tem como tirar o
pé do acelerador e frear os trabalhos, porque apareceu um fato novo que faz a
diferença em relação a outras CPIs instaladas no Congresso: as redes sociais e os blogs.
Assim, os deputados e
senadores estão preocupados com os estragos que serviços como o Twitter , o
Facebook, o Orkut e os blogs podem provocar caso recuem na comissão,
principalmente por este ser um ano eleitoral.
Tudo de ruim pode ser
colocado no ventilador. Além disso, todos – inclusive os próprios políticos –
poderão usar essas ferramentas para interagir com seus eleitores e a população
de uma forma geral.
Em Maringá, este ano, um
candidato a vereador já declarou que vai fazer a sua campanha somente pelo
Facebook, ou seja, uma nova maneira de fazer política está nascendo. E, pela
preocupação dos políticos lá de cima, desconfio que isso dará muito certo.
Foi na CPI dos
Correios que o movimento pela internet começou, com os blogs, depois nas redes sociais e também nos microblogs e hoje é uma arma
indispensável para os eleitores e toda a população indignada com a falta de
respeito dos políticos para com o povo. Agora, os políticos temem a verdade da
exposição nas redes sociais e nos blogs, pois o movimento está aumentando a
olhos vistos.
De acordo com a pesquisa realizada em 2011, pela CNT/Sensus, 28% dos
brasileiros (44 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”,
enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”.
"As massas blogosféricas (hoje integradas em redes sociais) são
instáveis, anárquicas, imprevisíveis e livres, como jamais a imprensa, ou a velha
mídia, será”.
Ou seja, ninguém mais consegue controlar os
blogs e as redes sociais, e é isso que preocupa os políticos. O povo agora tem
uma arma poderosa nas mãos.
Seguindo a pesquisa da CNT/Sensus, em 2011:
- 28% da população ivatubense usa a internet
todos os dias (840 habitantes);
- 10% usa alguns dias por semana (303
habitantes);
- Desses, 22% tem ou utiliza internet em casa e no trabalho (250 habitantes);
- 20% acessa
internet todos os dias (228 habitantes);
- 20% já tem
twitter (228 habitantes);
- 37,4% tem
facebook (430 habitantes);
- 64% tem Orkut
(730 habitantes).
E, se Ivatuba tem
hoje 2.653 eleitores (como informou o Ivatuba em Foco), então cerca de 750 eleitores
(ou mais) leem os blogs e consultam as redes sociais diariamente. E a tendência é aumentar a cada dia mais.
Como disse um amigo:
"Tem pessoas que pensam que estão na modernidade, mas estão com o umbigo colado no passado, no atraso. Ainda pensam que as noticias novas são as que correm nos jornais, rádios e TV. Não têm noção da quantidade de informação que rolam na internet, sejam via blogs e sites, quanto nas rede sociais, Twitter, Orkut, MSN, Facebook, Emails, e tantos outros.
Hoje todo mundo sabe de tudo, não adianta montar factoides(*) pois corre o perigo de cair no ridículo. Não adianta falar uma coisa sentado, e não poder garantir em pé. O que rola numa mesa de cafezinho, é o caldo do rescaldo dos fatos acontecidos ou que estão para acontecer, lógico, com alguma encenação."
Bem vindos ao
real mundo virtual!
Fontes:
(*) Um factóide é um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, sendo verdadeiro ou não. Trata-se também de propaganda política mal
intencionada. O propósito de um factóide é gerar deliberadamente um impacto diante da
opinião pública de forma à manipulá-la de acordo com as aspirações de
poderosos grupos que se utilizam de sua influência na mídia.
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