sexta-feira, 22 de junho de 2012

VOTAR É PRECISO. VENDER O VOTO É BURRICE!

"É POR CAUSA DISSO QUE O BRASIL NÃO MUDA!"


Essa foi a frase que o Edson Lima colocou no seu blog de hoje. Uma referência à foto acima. 
A venda de voto acontece sempre que um eleitor aceita a troca de seu voto por um ou vários candidatos (e só pessoas sem moralidade vendem seus votos).

Isso acontece porque quando um eleitor vê um político já vai pensando em levar vantagem. Os pedidos são os mais diversos: tijolos, areia, cimento, emprego, consultas médicas, cirurgias, exames, dinheiro, uma casinha, e por ai vai...

Mas isso tudo é OBRIGAÇÃO do político, e não só em época eleitoral! Eles recebem dinheiro pra fazer tudo isso para o povo durante o mandato de quatro anos que ficam lá.  Não precisa vender o seu voto por isso.

E se há alguém pra vender, há sempre alguém disposto a comprar. Assim, os maus políticos se elegem e os eleitores, que os colocam em cargos legislativos ou executivos vendendo seus votos, reclamam que não fazem nada, não são atendidos, ninguém olha pela comunidade.

Ora, se eles fazem isso é porque nós votamos neles (ou vendemos o nosso voto). Então, não adianta reclamar se o seu candidato não fizer nada depois de eleito!

Quando um candidato oferece qualquer benefício - cesta-básica, sapato, dentadura, consulta, pagamento de contas de água, luz e gás, emprego, veículo, imóvel ou cargos públicos - em troca do voto de um ou mais eleitores, está COMPRANDO OS VOTOS e não tem obrigação nenhuma de fazer qualquer benefício para o povo no próximo mandato. 



Ou seja, o candidato que compra o voto se livra do compromisso de prestar contas sobre a sua atuação política depois.

É bom lembrar que isso também é um crime. 

De acordo com a lei nº 9.840, de 28 de setembro de 1999, o candidato que oferecer qualquer benefício em troca de votos poderá ser punido com multa de até 50 mil reais e cassação do mandato.

O eleitor que for pego vendendo seu voto, que receber dinheiro ou outra vantagem para votar em um candidato, pode pegar de um a quatro anos de prisão, além de pagar multa.

Tanto a venda como a compra de votos pelo candidato, ou a pedido dele, estão previstas como crime no art. 299 do Código Eleitoral. 

Além disso, está previsto na Lei que o funcionário público que exercer sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em qualquer candidato, também pode pegar prisão de 6 meses, além de pagar multa. Se o agente é membro ou funcionário da Justiça Eleitoral e comete o crime prevalecendo-se do cargo a pena é agravada.

Usar de violência (física, moral ou psicológica) ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não votar em qualquer candidato ou partido, ainda que os fins não sejam conseguidos, pode pegar prisão de quatro anos, além de multa.

Acredito que, se é para acontecer uma mobilização dos cidadãos de bem que realmente querem um município melhor para nossos filhos, para toda a família, a hora é agora.


Sei que muitos eleitores se perguntarão se no nosso município é possível votar com consciência? A resposta é: claro que sim! 

É só votar naqueles candidatos que realmente tem projetos para a cidade, que sempre demonstraram boa-fé, seriedade e preocupação com o crescimento e desenvolvimento da cidade, que se preocupam com o povo. Aqueles que tem uma vida idônea e que desejam governar a favor da população. 

A grande verdade é que agora você meu amigo eleitor, receberá muitos sorrisos, apertos de mão, abraços e tapinhas nas costas daqueles que ficaram durante todo o mandato ignorando você e até de quem você só conhece de vista. 

Não vou ser eu a tentar ensinar a você, eleitor, que deve votar com consciência, observando as ações e comportamento durante o mandato daqueles que querem se reeleger e a não se deixar enganar pelas promessas daqueles que tentarão o próximo mandato. Você já sabe quem é assim. 

E, ainda, quero deixar os meus parabéns e meu apoio a todos os eleitores de Ivatuba, que através do voto consciente, querem mudar o município para uma cidade bem-sucedida e com uma qualidade de vida invejável para que nossos filhos permaneçam e tenham uma vida feliz e de muito sucesso aqui mesmo. 


Lembre-se que ao votar com consciência e seriedade você está colaborando para o bem estar da sua família e para o crescimento da sua cidade, e só assim poderá reclamar seus direitos depois.

Na hora de votar mostre sua revolta e indignação com os candidatos que tentam comprar o seu voto. A hora é agora.

Votar é preciso. Vender o voto é burrice!


Nenhum comentário:

Postar um comentário