sexta-feira, 8 de junho de 2012

Primeira Marcha das Vadias será neste domingo em Maringá


No próximo domingo, dia 10, acontece em Maringá a primeira Macha das Vadias. 
Esse movimento originou-se no Canadá, após o depoimento de um policial em uma Universidade de Toronto sobre segurança no campus, onde dizia que os estupros ocorriam por  culpa das mulheres ao se vestirem como “sluts” – vadias – dando a entender que a culpa é das mulheres. As manifestações contra essa culpabilização das vítimas espalharam-se pelo mundo e no Brasil não foi diferente, já tendo ocorrido em diversos estados e cidades, como em Curitiba e Londrina.

A marcha no Brasil ocorre porque o país ocupa, vergonhosamente, o 7º lugar em homicídio de mulheres. A cada 15 segundos uma mulher é agredida em algum canto do país, sendo que três a cada dez mulheres já foram agredidas e, nos últimos 30 anos, mais de 91 mil mulheres foram assassinadas.

Em Maringá, os organizadores afirmam que há uma ocultação de casos nos quais, nós, mulheres, somos vitimas cotidianas. Não se pode esquecer da menina Márcia, estuprada e morta por um monstro chamado de Natanel Búfalo. Sabe-se que em Maringá há um maníaco que já fez 7 vítimas, todas prostitutas e nada foi feito até agora. 

 “Nossa cidade é conhecida como cidade modelo, cidade sem pobreza (favela), sem violência. Quando a mídia nos reforça a pergunta mas por que em Maringá, questionamos: por que não em Maringá? Será que aqui não tem violência de gênero, doméstica, sexual, moral, etc? Aqui não há machismo? Maringá não está em uma bolha e isenta de todos os problemas que assolam o mundo. A luta de classes, a exploração e a opressão estão presentes em qualquer ponto do globo. Mas em nossa cidade, que tenta transparecer uma perfeição hipócrita, o que acontece é a ocultação de casos na qual nós, mulheres, somos vítimas cotidianas”, diz comunicado no blog das “vadias” maringaenses que ainda provoca: “Se ser livre é ser vadia, somos todas vadias”.

Leia mais em:

Concentração: Praça da Prefeitura
Horário: 14H
Percurso: Saída da praça da prefeitura até o estádio Willie Davids 


Para refletir nesse movimento em prol de TODAS as mulheres:

O pastor protestante Martin Niemöller,após ser prisioneiro dos Campos de Concentração Nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, disse: 

- “Primeiro vieram buscar os comunistas. Depois vieram buscar os sindicalistas. Eu não fiz nada porque não era comunista e nem tampouco sindicalista. Então vieram buscar os judeus e eu também não fiz nada porque não era judeu. Depois vieram buscar os católicos e eu não fiz absolutamente nada porque estava pastor protestante. E aí, então, quando vieram me buscar, não havia mais ninguém para fazer alguma coisa...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário