domingo, 10 de junho de 2012

12 DE JUNHO - DIA DOS NAMORADOS


O dia dos namorados surgiu de uma homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados.
O papel retirado seria o nome de sua esposa. Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus. Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados. 

No Brasil, essa data foi criada pelo empresário João Dória, recém-chegado do exterior na época. Os comerciantes acharam uma ótima idéia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho, véspera de Santo Antonio – o santo casamenteiro - para ser o dia dos namorados em nosso país.

Nesse dia, as pessoas costumam presentear seus namorados ou cônjuges, como uma forma de demonstrar todo o amor que sentem. Alguns saem para trocar presentes num jantar romântico. Outros, apenas trocam presentes para comemorar a paixão, a afetividade e o amor que sentem um pelo outro, como uma forma de agradecimento pelo companheirismo e a dedicação mútua.

Existem muitas formas de comemorar esse dia: mandar flores, cestas de café da manhã, almoçar juntos, jantar juntos, passar o dia todo juntos, mensagens por email, celular, pequenas viagens, ir ao cinema e até serenatas ainda se usam!

O importante é usar a criatividade e o romantismo. E amar, amar muito!

Um muito feliz dia dos namorados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário