quarta-feira, 6 de junho de 2012

LIVRAI-NOS DE TODO MAL...

Constantemente fazemos a nossa oração pedindo a Deus que nos livre do mal. Muitas pessoas, nas igrejas, templos, terreiros, estão preocupadas com a idéia da morte mas não crêem na paz e nem no amor, senão em lugares diferentes da Terra, ou seja, no céu. 
A maioria das pessoas espera por situações imaginárias no seu futuro espiritual, na expectativa de um amanhã glorioso e rosado, esquecendo-se do esforço próprio.
Nessa jornada, esquecem de fazer o possível para tornar melhor o mundo em que vivem, esquecem da bênção do trabalho, da disciplina, da solidariedade e da perseverança no bem, envolvendo-se o mínimo possível com o sofrimento alheio. Pensam que a vida na Terra é simplesmente alguma coisa a ser suportada e quanto antes passar, mais rápido entrarão nos “reinos dos céus”, na posse de uma felicidade perfeita.
Quando Jesus orou ao Pai por seus discípulos, ele não rogou para que eles fossem retirados do mundo, apenas pediu que fossem libertos do mal. Isso foi um sinal de que o importante não é trocar de casa...na Terra ou no Céu, as criaturas continuam as mesmas.
O mal, portanto, não é essencialmente do mundo, mas das pessoas que o habitam. “[...]o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem...(São Mateus 15: 18-20). Ou seja, o mal está dentro do homem.
A Terra, em si, sempre foi boa. Sempre nos deu tudo que necessitamos. De que adianta então partir do planeta, sem exterminar nossos males? Então, pode-se até trocar de residência, mas a mudança será quase nada, porque o mal nos acompanha. 
É preciso, pois, embelezar o mundo e aprimorá-lo e isso somente é possível com a transformação moral dos homens.  Nessa caminhada, cada ser humano é colocado no melhor contexto para que se aperfeiçoe e se torne melhor.
Não é preciso morrer e nem mesmo trocar de vizinhos, de emprego, de família ou de país para ser feliz. 
É preciso sim, ser digno e generoso onde quer que a vida o tenha colocado. Aprender a perdoar e a dar de si, em vez de reclamar auxilio dos outros. Quando isso acontecer, quando se tornar trabalhador, desprendido, leal e bondoso, o homem viverá em paz e feliz em qualquer ambiente. 
E, finalmente, terá um pedaço do céu em seu coração e estará livre de todo mal!
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário