terça-feira, 5 de junho de 2012

INTERFERÊNCIA ARTIFICIAL NA CULTURA DO MILHO EM IVATUBA

A Embrapa relata que, dentre os componentes climáticos que afetam a produtividade do milho, está o fotoperíodo, representado pelo número de horas de luz solar,
o qual é um fator climático de variação sazonal, mas que não apresenta muita variação de ano para ano. 

O milho é considerado uma planta de dias curtos, embora algumas cultivares tenham pouca ou nenhuma sensibilidade às variações do fotoperíodo.   Um aumento do fotoperíodo faz com que a duração da etapa vegetativa aumente e proporcione também um incremento no número de folhas emergidas durante a diferenciação do pendão e do número total de folhas produzidas pela planta. 

Pode-se verificar hoje, aqui em Ivatuba, essa observação da Embrapa e o que acontece quando há interferência artificial na natureza. Na lavoura em frente ao posto Ivatuba nota-se claramente o que uma lâmpada acesa à noite causa na cultura do milho: uma duração da etapa vegetativa a olhos vistos.



As plantas estão quase um metro de altura maiores que as outras que não recebem diretamente a luz, bem como o incremento no número de folhas emergidas durante a diferenciação do pendão e do número total de folhas produzidas pela planta - ela ainda não soltou o pendão em comparação com aquelas que não recebem essa luz diretamente - como se pode observar na foto abaixo:


Ou seja, como nós humanos, as plantas também necessitam dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário