quinta-feira, 21 de junho de 2012

HOMENS X MULHERES: A AMIZADE É REAL?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem umas às outras. E sempre tem os que dizem que é impossível (normalmente os homens) e os que dizem que é possível sim (as meninas). 
De acordo com um novo estudo, homens e mulheres conseguem ser amigos sim, todavia os homens são mais propensos a ter atração por suas amigas e a achar que elas também sentem atração por eles, enquanto as mulheres são mais propensas a achar “ruim” quando se sentem atraídas por seus amigos.

Isso lembra aquelas velhas frases: “Mas, nós somos apenas amigos!” “Não quero estragar nossa amizade”, dentre outras. Essa afirmação, geralmente feminina, tem fundamento. Um estudo da Universidade de Oxford revelou que namorar, quem quer que seja, faz você perder dois amigos!

Pesquisadores da Universidade de Oxford estudaram grupos de redes sociais e como gerenciar o seu tamanho e composição. Na pesquisa, a equipe questionou 540 participantes, de 18 anos ou mais, sobre seus relacionamentos e como eles mudaram quando um novo envolvimento romântico foi iniciado.

Eles perguntaram às pessoas quantos amigos elas tinham antes e depois de um relacionamento, para saber o que mudou. Eles descobriram que os grupos de amizade de cinco pessoas caíram para dois.

Como os círculos de amizade são geralmente formados de cinco pessoas, e uma delas agora é o seu novo amor, isso significa que você acaba perdendo dois amigos próximos.

Os pesquisadores suspeitam que o que acontece é que sua atenção está tão completamente centrada no seu parceiro romântico que você simplesmente não consegue ver as outras pessoas que têm muito a ver com você, e, portanto, alguns desses relacionamentos começam a deteriorar-se, e caem para a camada de amizade abaixo.

No entanto, a relação de amizade – a melhor do mundo, segundo alguns – é uma relação muito benéfica, que dá muitas vantagens para ambos os lados. Inclusive para os animais que se beneficiam de possuir amigos, pois se pode contar uns com os outros para várias tarefas e isso sugere que a necessidade de confiança e companhia é mais antiga do que pensamos e pode oferecer verdadeiras vantagens evolucionárias.

Mas será que homens e mulheres podem ser amigos? Ou melhor, será que conseguem ser realmente apenas amigos? O resultado mostrou que homens se sentem mais atraídos por suas amigas do que elas por eles. Eles também subestimam a atração de suas amigas por eles. 


Os pesquisadores afirmam que sim, homens e mulheres podem ser amigos. Ainda mais porque os dados mostram que eles querem ser amigos. Apenas precisamos superar nossa história evolutiva pois essas amizades que não têm como interesse a reprodução, são relativamente novas na nossa história e é justamente por isso que ainda temos que nos adaptar a elas.

Portanto, não é estranho desejar aquele amigo ou aquela amiga, isso indica que vocês ainda estão aprendendo a conviver juntos – o que não significa que vocês não possam ficar juntos. Porque, quando o amor tem que acontecer, simplesmente acontece.


Fontes:
http://hypescience.com/homens-e-mulheres-podem-ou-conseguem-ser-amigos/
http://hypescience.com/namorar-faz-com-que-voce-perca-dois-amigos-proximos/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário