segunda-feira, 11 de junho de 2012

É PRECISO ACABAR COM A PRÁTICA DO "TOMA LÁ, DÁ CÁ!"


Nos reinados quem manda é o rei. Na democracia o rei deveria ser o povo, que a administra indiretamente por meio de seus mandatários de confiança, prefeito e vereadores, eleitos pelo voto direto.

No período da nossa colonização, o povo era ignorado e usurpado pela monarquia portuguesa. Conta-nos a história que, quando aqui chegou, D. João VI recebia dinheiro dos ricos e, em troca, concedia-lhes honrarias e títulos de nobreza. Foi o começo da política do toma-la, dá cá no Brasil. E a prática continua até hoje. 

O povo continua ignorado e desprezado.

Reféns das alianças políticas, os administradores se vêm na obrigação de distribuir cargos públicos e outros benefícios, para, em troca, verem aprovadas as propostas do Executivo. 

Aproveitando-se da ignorância e da alienação política do povo, eles criam leis que permitem que eles possam nomear, indicar ou escolher pessoas para ocupar cargos importantes com altos salários em troca de cobertura para os crimes praticados contra a população.

É preciso que a população abra bem os olhos e comece a reagir contra as práticas que furtam os nossos tributos, ridicularizam a nossa ética e prejudicam a economia do nosso país, do nosso estado e, principalmente, do nosso município, o que nos atinge mais diretamente.

Essas providências têm que começar lá no ensino fundamental, para que consigamos formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres. 

É com o saber que o povo aprenderá a ficar indignado e sairá às ruas para garantir mais autonomia e responsabilidade dos governantes, bem como das instituições fiscalizadoras e julgadoras.

Como dizem alguns: "ACORDA, POVO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário