terça-feira, 26 de junho de 2012

Dia 26-06-2012 - DIA MUNDIAL DO COMBATE ÀS DROGAS

A droga é, sem dúvida, um dos maiores e dos piores flagelos de que a Humanidade tem notícia!
Os vícios, de um modo geral, estão alterando o curso da história da criatura  humana, degradando o ser, aniquilando
sua personalidade, levando-o ao desequilíbrio total, à loucura, à violência e, não raro, ao suicídio.

Um flagelo sem limites e sem fronteiras que atinge principalmente os adolescentes, mas não poupam criaturas de nenhuma idade, sexo, raça, profissão ou situação social que, depois de enredadas no uso constante, no exercício da dependência na satisfação das próprias necessidades, são levadas à mentira, à venda de bens pessoais, e, num nível mais avançado, ao roubo, ao assalto, ao seqüestro, chegando até mesmo ao homicídio.

A experimentação leva ao uso; o uso leva ao abuso; o abuso leva à dependência; a dependência leva à morte moral e, finalmente, à morte física.

Como os adolescentes geralmente são mais vulneráveis, é preciso questionar o que é a adolescência para que se possa agir para o bem desses indivíduos.

Resumidamente poderíamos dizer que ser adolescente significa: estar em um período da existência onde a carga de tendências, dos instintos, gostos, desejos, ideais, sentimentos, vícios e virtudes que o ser carrega consigo lhe ocasionará profundas transformações crescentes da personalidade, com mudanças bruscas de comportamentos e atitudes em seu caráter.

Nestes momentos sua personalidade revela uma expansão das emoções, instabilidade emocional (ora alegre, ora triste, ora entusiasmado, ora desalentado), períodos de revolta, introspecção, meditação, exaltação, um imenso vigor físico e vitalidade das forças físicas e psíquicas, muito idealismo, e nesta fase inicia-se o despertar da sexualidade, provocando uma alteração brusca na maneira de ver e conduzir a própria vida.  

Isso é adolescência e é necessário entender que é uma fase que o jovem precisa da família para que seja amado, orientado, corrigido, acolhido.  

Entretanto, com a desestruturação familiar crescente, os adolescentes estão sendo negligenciados no que de mais importante existe no relacionamento humano: o amor.  O amor que acolhe, que orienta, que corrige, que educa, que respeite integralmente o ser que foi colocado sob a responsabilidade familiar em todos os seus aspectos.

“Mesadas grandes que não são acompanhadas de carinho e de calor humano paterno e materno geram conflitos muito grandes. Muitas vezes a privação do dinheiro, o trabalho digno e o afeto pleno vão construir uma vida feliz.”

“A luta contra a droga deve estar baseada numa concepção ideológica que respeite a VIDA sobre todas as coisas. A VIDA, assim, com maiúscula e grifada, num conceito que abranja não só os seres humanos como também a natureza em geral e o meio ambiente. Como é importante uma família e, acima de tudo, organizada!”. (Valci Silva, psicólogo).

E como é importante que a sociedade, em todas suas áreas, forneça apoio para que essa família se organize, pois compete à própria família a tarefa de resgatar o jovem dos braços dos tóxicos. Somente ela poderá, com perspicácia, com coragem e com muito amor, sobretudo, avaliar a situação, mudar o quadro do comportamento familiar, despertar no filho a vontade de se recuperar e, afinal, buscar o caminho do tratamento médico adequado, que, muitas vezes, exigirá o sacrifício doloroso (mas redentor) do isolamento do viciado do convívio social. 

Mas, sem amor, nada é possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário