terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028,
de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

"A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito. 

A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. 

Também em sonho, o Criador lhe respondia:
- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.

Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem". 

Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.

O que tem a ver cobra com safra? Tudo! Em verdade, tudo tem a ver com tudo. Entretanto, a humanidade não pensa dessa forma. Primeiro, acredita que a natureza é infinita, com recursos inesgotáveis. Segundo, imagina que existem espécies úteis e outras completamente inúteis. Terceiro, conclui que, entre as espécies úteis, os humanos são mais úteis que as outras!

Hoje é um dia especial para que você tome uma atitude: ajudar a preservar o meio ambiente!

- Recicle os materiais e reduza a quantidade de lixo depositada no meio ambiente;

- Economize água na hora de tomar banho, lavar a louça e escovar os dentes;

- Plante uma árvore;

- Poupe energia não deixando tantas luzes acesas em casa e nem tantos eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo;

- O percurso nas ruas não precisa ser feito sempre de carro, por isso experimente aderir ao transporte público e à bicicleta Quanto menos utilizar veículos melhor, pois eles liberam gases poluentes através da queima de combustíveis fósseis;

- Não jogue lixo nas ruas e nem nos rios, pois isso tranca os bueiros, afeta a saúde do meio ambiente e também intensifica as enchentes.

E ATENÇÃO:

Não jogue lixo eletrônico em qualquer lugar. O lixo eletrônico possui componentes tóxicos que podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde das pessoas. 

A UEM - em frente ao RU (Restaurante Universitário) - e o Cesumar - na entrada do Bloco 8 - estarão recebendo lixo eletrônico nessa terça-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário